A Semana dos Museus, evento promovido anualmente pelo IBRAM – Instituto Brasileiro de Museus, tem como objetivos promover, divulgar e valorizar os museus brasileiros; aumentar o público visitante e intensificar a relação dos museus com a sociedade.

Em sua 21ª edição, a Semana dos Museus acontece de 15 a 21 de maio e tem como tema “Museus, sustentabilidade e bem-estar”. A temática apoia saúde e bem-estar global, ação climática e vida na Terra, três dos objetivos de desenvolvimento sustentável da Organização das Nações Unidas (ONU).

O Centro de Arte Popular, equipamento da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo – SECULT, e integrante do Circuito Liberdade, junta-se a milhares de museus do país para celebrar o poder transformador e promover mudanças positivas em nossa comunidade. Para isso preparou uma programação especial que acontecerá no período de 16 a 18 de maio.

No dia 16 de maio, será realizada a EXPERIÊNCIA SENSORIAL TOCAR E SENTIR, evento promovido pela RC Projetos Sociais e pelo Projeto Tocar e Sentir. Através dessa atividade, propõe-se a ampliação da consciência por meio da expansão dos sentidos, a partir da realização de Experiências Sensoriais de obras táteis criadas pela Artista-Educadora Eni D´Carvalho, que utiliza a Arte como meio de inclusão social há mais de 25 anos.

No dia 17 de maio, acontecem dois eventos simultâneos: a Exposição Fotográfica O SOM DAS MATAS, que ficará em exibição no período de 17 a 21 de maio, no Espaço de Convivência do Museu. A mostra celebra a beleza do mundo que queremos preservar. Traz o tema ecologia das aves e a função terapêutica da observação da natureza.

O segundo evento, traz para uma Mesa Redonda o tema: REGENERAÇÃO, COMUNIDADES E PLANETA SAUDÁVEL, onde serão abordados a teia viva do planeta e suas conexões, trazendo o ser humano no centro de um movimento regenerativo, vinculado ao bem-estar, arte, cidadania e preservação da biodiversidade.

Participam da Mesa: o Profº Raimundo Soares, do Movimento Minas 2032; Cláudia Rodrigues – Presidente da Ecoavis / Kaburé; Julia Caldas – Superintendente da FUNDAMIG, com a mediação de Fernanda Soares – Líder na Conectidea –  Base criativa de transformação social.

No dia 18 de maio, data em que comemora-se o Dia Internacional dos Museus, o Centro de Arte Popular recebe o SARAU DE POESIA/VIDEOARTE – PROVÉRBIOS DA LAMA, uma intervenção artística com as poesias contidas no livro de mesmo nome, e fotos dos fotógrafos Rodney Costa e Edmar Barros, buscando rememorar, resistir, denunciar e refletir sobre os desastres e crimes de natureza ambiental no Brasil (Bento Rodrigues e Mariana; Brumadinho, Queimadas na Amazônia e outros).

Para Adriana Muls, presidente do Diário do Comércio e coordenadora do Movimento Minas 2032, a proposta da Semana dos Museus é um dos exemplos de como a comunidade deve estar conectada em todas as áreas para alcançar as metas da Agenda 2030.

“É uma inovação trazer para dentro dos museus o debate da sustentabilidade. O tema da mesa traz essa evolução porque envolve ODS de extrema importância: a boa saúde e o bem-estar, o combate às alterações climáticas e a vida sobre a Terra. Todos eles têm urgência em serem alcançados e, por isso, trabalhamos na articulação deles e de outros ODS no Movimento Minas 2032”.

Como pessoa idealista, que busca sair da intenção para a ação, Nanda Soares – Líder na Conectidea – Base criativa de transformação social, diz que

é “uma honra estar na curadoria das atividades que serão realizadas no CAP, conectando agentes de impacto que compartilham do nosso propósito e somam forças por um mundo melhor. O Centro de Arte Popular tem as portas abertas para o intercâmbio de ideias, e esta iniciativa reforça a promoção de uma relação mais próxima com a comunidade. Como signatária da Estratégia ODS, também posso dizer que é uma oportunidade para contribuir, debater e criar, conjuntamente, formas de alcançar as metas da Agenda 2030”. 

SERVIÇO

21ª SEMANA DOS MUSEUS – “Museus, sustentabilidade e bem-estar”

Centro de Arte Popular 

Rua Gonçalves Dias, 1.608 – Lourdes – BH- MG

Informações: (31) 9 9160-1222 

PROGRAMAÇÃO

16 de maioEVENTO –  EXPERIÊNCIA SENSORIAL TOCAR E SENTIR

Horário: 14 às 17h  Número de participantes: até 17 pessoas.

17 de maioEXPOSIÇÃO FOTOGRÁFICA – O SOM DAS MATAS

Período: 17 de maio até 21 de maio

MESA REDONDA – Regeneração, comunidades e planeta saudável

Palestrantes –  Profº Raimundo Soares – Movimento Minas 2032; Cláudia Rodrigues – Presidente da Ecoavis / Kaburé; Julia Caldas – Superintendente da FUNDAMIG

Mediação – Nanda Soares – Líder na Conectidea –  Base criativa de transformação social 

Horário: 18h30 às 21h  |  Entrada Gratuita – Sujeita a lotação do espaço.

18 de maioSARAU DE POESIA/VÍDEOARTE – PROVÉRBIOS DA LAMA 

Horário: 18h30 às 21h  |  Entrada Gratuita – Sujeita a lotação do espaço.

Curadoria: Angelina Gonçalves (CAP) e Nanda Soares (Conectidea)

Produção e curadoria de conteúdo com foco na transformação social e digital.