Em sua segunda edição, evento acontece presencialmente em 24/11. O novo formato promove a intersetorialidade e chama as empresas à responsabilidade para transformação e justiça social

A segunda edição do evento Conexão #DoaMG, realizado pela Federação Mineira de Fundações e Associações de Direito Privado (FUNDAMIG), Conectidea, Bliiv, Movimento Minas 2032 – Pela Transformação Global – e Fundação Dom Cabral (FDC), anfitriã dessa edição do evento, acontecerá em 24/11, à partir das 14 horas, no campus BH, no bairro Santo Agostinho. 

O evento celebra o dia de doar, que esse ano será em 28 de novembro e é parte da campanha #DoaMG, liderada pela FUNDAMIG no estado e alinhada ao movimento internacional #GivingTuesday, iniciativa mundial para disseminar a cultura da doação e captar recursos, que já acontece em 85 países e, no Brasil, é capitaneado pela Associação Brasileira de Captadores de Recursos (ABCR). 

Desde 2021, a campanha #DoaMG fomenta o Dia de Doar por meio de iniciativas compartilhadas por centenas de organizações e pelas associadas à FUNDAMIG.  Para Solange Bottaro, presidente da FUNDAMIG, a edição é um marco no movimento em Minas Gerais: “Criamos um projeto pioneiro que está sendo pilotado nessa edição por meio da coalização de organizações e indivíduos para promover o engajamento dos mineiros com as causas e as organizações da sociedade civil. Para as instituições, é uma oportunidade de inovar, aprender e se mover. E, para o Terceiro Setor no estado é uma chance de avançar já que nosso segmento é instrumento do fortalecimento da democracia” defende. 

A proposta para essa edição foi estruturar um projeto inovador e amplo para provocar as empresas, e a sociedade em geral também a partilharem a responsabilidade da gestão do cuidado. “Percebemos nos dois últimos anos que a data mobiliza organizações. Porém, podemos aprimorar porque um dia é muito pouco, há outros segmentos  que podem colaborar. Essa proposta de engajar pessoas e corporações reduz a sobrecarga das instituições como únicas responsáveis pela cultura da doação. Por isso, trouxemos para essa edição a novidade de uma programação estendida e intersetorial, com mais tempo de participação, interlocução entre agentes, resultando em maior captar e, especialmente, maior aprendizado para todos” comenta Nanda Soares, fundadora e diretora criativa da Conectidea, correalizadora do evento. Ela explica que a campanha #DoaMG 2023 foi dividida em três etapas, para favorecer a generosidade como meio de transformação social:

Fase 1 – Chamamento/Educação/Organização – foram formadas as redes de colaboradores e foi feita uma campanha educativa com reportagens no Projeto Idealista, em parceria com Movimento Minas 2032 – Pela Transformação Global, idealizado pelo jornal Diário do Comércio

Fase 2 – Mobilização – foi formado um Grupo de Trabalho, com 10  organizações da sociedade civil (OSC / ONG), para suporte e aceleração das campanhas nas áreas de captação de recursos, comunicação, tecnologia social e digital, confira

Fase 3 –  Evento Conexão #DoaMG – encontro presencial que mobilizará representantes dos três setores da sociedade mineira, conforme programação na descrição do Sympla, inscreva-se: https://bit.ly/ConexãoDoaMG2023

Rodrigo Franzot, cofundador e CMO da Bliiv, empresa a frente da fase 2 da campanha, junto da FUNDAMIG, e que oferece gratuitamente a plataforma de captação para as organizações do GT durante novembro e dezembro, além de apoiar na estruturação das campanhas, comenta que a mobilização para a promoção de um país mais solidário, por meio da conexão de pessoas com causas deve ser responsabilidade de todos. 

“Na experiência para transformação social há muitos agentes. O Terceiro Setor tem seu papel e sua força. Mas quem está do outro lado da ação – seja doando ou fazendo uma ação para estimular a doação de indivíduos, ou empresas e até mesmo os beneficiados, todos, somos capazes e responsáveis por melhorar o mundo. Trazer a inovação para o segmento é uma missão da Blliv e está sendo muito revolucionário construir essas pontes no #DoaMG 2023” 

História do Dia de Doar 

O Dia de Doar começou nos Estados Unidos, em 2012, tem nome de #GivingTuesday, que significa “terça-feira da doação”. Vem na sequência de datas comerciais já famosas, como as BlackFriday. O passou a fazer parte desse movimento global em 2015 e é um dos 85 países participantes oficiais. Trazido pela ABCR, “O Dia de Doar no país tem fomentado ações, criado redes e oferecido capacitação para as inciativas em torno do Dia de Doar sejam portas que se abrem para consolidar práticas nas instituições e hábitos na sociedade. O DoaMG capilarizado essa ideia em um estado tão importante e generoso como Minas Gerais”

Serviço:

Data: 24/11

Horário: 14h às 20h 

Local:  Campus BH da Fundação Dom Cabral (R. Bernardo Guimarães, 3071 – Santo Agostinho, Belo Horizonte – MG, 30140-083)

Programação / inscrições: https://bit.ly/ConexãoDoaMG2023

Mais informações: [email protected] | 31 9 8751-3153

Assessoria de imprensa: Élida Ramirez 31 9526-0189

Comunicóloga/RP, com MBA em Mídias Sociais e Gestão da Comunicação Digital. Mestranda em Transformação Digital. Atua com design e comunicação de causas, campanhas e projetos socioeducativos, sensibilização e inclusão digital. Certificada em Gestão de Projetos (Project DPro pela PM4NGOs), coidealizadora do Circuito Comunicação de Causas e do Movimento A Força das Mulheres no Terceiro Setor. Articuladora social engajada na defesa dos direitos humanos e empoderamento feminino.