A iniciativa da Rede Grito Pela Vida pretende levar para as escolas, comunidades e profissionais da educação maior conhecimento sobre o combate ao Tráfico de Pessoas, tendo o jogo como ferramenta de ensino

A Rede Um Grito pela Vida, Rede Intercongregacional de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas, pertencente à Conferência dos Religiosos do Brasil, atua há quase 15 anos e reúne mais de 250 religiosos e também pessoas comuns, presentes em 22 estados nacionais e no Distrito Federal.

O grupo idealizou o Jogo Rede Pela Vida, que tem o objetivo de contribuir na prevenção ao Tráfico de Pessoas, chamando para conhecer e protagonizar o enfrentamento desta realidade criminosa que destrói os sonhos e as vidas de tantas pessoas.

Considerando dados que indicam que as crianças e os adolescentes são os mais vulneráveis ao aliciamento pelas redes da Exploração Sexual e do Tráfico de Pessoas, conscientes de que a informação é a principal ferramenta para coibir essas práticas e visando a construção da cidadania e o protagonismo desta geração por meio da formação da consciência crítica, foi elaborado o jogo destinado ao público infanto-juvenil.

Além de apresentar as modalidades do tráfico de pessoas, as cartas também têm questões sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA)

Entenda a estrutura e o objetivo do jogo

No jogo, feito em formato de tabuleiro, cada casa andada significa um passo de esperança para quem está sendo explorado(a). As equipes não jogam umas contra as outras, mas sim contra o Tráfico de Pessoas.

Vence quem libertar os personagens primeiro. E, todos os jogadores formam, juntos, uma “rede pela vida”.

A estrutura do jogo acontece da seguinte forma: os participantes são divididos em equipes. E, as ações são realizadas com o auxílio de um moderador, que deve ter conhecimento sobre as normas da atividade, além da imprescindível capacitação sobre a temática.

Para conhecer mais sobre o projeto, e/ou entrar em contato com a Rede Um Grito pela Vida para levar este material para escolas e comunidades, basta acessar o site https://jogoredepelavida.wixsite.com/traficodepessoas .

Nossas contribuições

O Conectidea  participou da construção do roteiro do jogo, junto com a Irmã Cecília Castro e a Professora Vanessa Mariano.

Criamos também as peças dessa ferramenta que sensibiliza para a defesa e cuidado da vida, numa perspectiva de luta contra o Tráfico de Pessoas, especialmente das crianças e adolescentes.

Ações da Rede Um Grito Pela Vida

A rede atua, sobretudo, com o aprofundamento sobre as causas e situações que favorecem o tráfico de pessoas, como as questões de gênero, violência, modelo de desenvolvimento e aumento da precariedade do trabalho.

Ela cria grupos de reflexão e estudos para a ampliação da ação de enfrentamento no Brasil. E também atua com capacitações de multiplicadores e mobilização social, com participação política e social de incidência na definição e efetivação de políticas públicas para enfrentamento ao Tráfico de Pessoas.

#DiretosHumanos #EnfrentamentoAoTraficodePessoas #JogoRedePelaVida #RedeUmGritoPelaVida