Esse é o slogn de uma mobilização global da sociedade civil pelo fim da violência

A campanha “16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres” é uma mobilização global da sociedade civil. No Brasil, a iniciativa dura 21 dias, pois inicia no dia 20 de novembro, Dia Nacional da Consciência Negra, e se encerra no dia 10 de dezembro, Dia Internacional dos Direitos Humanos.

Reivindicando ações globais que conscientizem a população e buscando a legitimação de pautas que defendam os direitos das mulheres através do ativismo e do conhecimento, a campanha nasceu em 1991, iniciada por ativistas do Instituto de Liderança Global das Mulheres. A iniciativa consiste em mobilizar a comunidade e as organizações de todo o mundo em prol da prevenção e erradicação da violência contra as mulheres.

O Dia Nacional da Consciência Negra homenageia e resgata as raízes do povo afro-brasileiro e é comemorado no Brasil no dia 20 de novembro, marcando também o início da campanha “16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres”, da ONU. No Brasil, a campanha agrega esta importante data, que foi “restabelecida pelo projeto lei número 10.639, no dia 9 de janeiro de 2003, porque coincide com o dia 20 de novembro de 1695, dia da morte de Zumbi dos Palmares, grande líder da resistência negra e da luta pela liberdade.”

Fontes: Geledes, Nações Unidas
Foto: ONU Mulheres

#CombateAViolenciaContraAMulher #16DiasDeAtivismo

Produção e curadoria de conteúdo com foco na transformação social e digital.