Um trabalho lindo, feito com amor! A Conectidea vem rendendo bons frutos, bons encontros de vida! Dessa vez, em mais uma ação educacional: Jogo Pedagógico Rede pela Vida – Enfrentando o Tráfico de Pessoas.

Para trabalhar o tema TRÁFICO DE PESSOAS nas escolas, a Rede Um Grito pela Vida desenvolveu o jogo que foi lançado em Brasília, no VII Encontro Nacional da Rede.

“Nosso objetivo é contribuir na prevenção ao Tráfico de Pessoas, chamando as crianças e adolescentes a conhecer e protagonizar o enfrentamento desta realidade criminosa que destrói os sonhos e as vidas de tantas pessoas”, comenta a coordenadora da Rede, Ir. Eurides Alves de Oliveira.

Direitos Humanos, Estatuto da Criança e do Adolescente, modalidades do Tráfico de Pessoas, formas de enfrentamento e denúncias são os temas abordados ao longo do trajeto do jogo, marcado pelo aprendizado. Os jogadores são agentes do bem, que devem defender os direitos e a dignidade humana. Cada equipe de jogadores deve identificar suas cartas de DENÚNCIA para estabelecer o rumo de sua missão. Cada carta mostra o local onde a vítima está e o tipo de Tráfico de Pessoas. Na medida em que aprendem sobre políticas públicas, democracia e condições de vida, as equipes ganham força e se aproximam dos locais dos crimes reunindo quesitos para resgatar as pessoas em situação de exploração.

 foto
Da esq. para a direita (equipe de elaboração do jogo): Professora Vanessa Mariano Domingues, Irmã Cecília Castro Gomes e Nanda Soares, Comunicadora e Articuladora Social Conectidea. 

O objetivo do jogo é libertar todas as pessoas traficadas. Cada casa andada significa um passo de esperança para quem está sendo explorado (a). As equipes não jogam umas contra as outras, mas sim contra o Tráfico de Pessoas. Vence quem libertar os personagens primeiro. Mas ganham todos, com união e conhecimento! As equipes formam uma REDE PELA VIDA.

 Jogo Rede pela Vida - Enfrentando o Tráfico de Pessoas IMG_0909
Cartas e marcadores do jogo Rede pela Vida.
 IMG_1274
Tabuleiro em lona e formato especial para proporcionarmaior durabilidade e melhor visualização para as equipes.
 IMG_1280
Embalagens em tecido ecológico, feitas com fibras de garrafa Pet.

PROJETO E COORDENAÇÃOFICHA TÉCNICA

Rede Um Grito pela Vida

Ir. Eurides Alves de Oliveira (coord.)

ELABORAÇÃO E DIREÇÃO CRIATIVA

Irmã Cecília Castro Gomes

Vanessa Mariano Domingues

Fernanda Soares de Miranda Santos | Conectidea – conectidea.com.br

ILUSTRAÇÕES

Estúdio Black Ink – www.blackink.com.br

IDIOMA

Português

INDICAÇÃO DE FAIXA ETÁRIA

A partir de 11 anos. Jogo desenvolvido para

sensibilização de adolescentes quanto à

realidade do Tráfico de Pessoas (ação de

prevenção).

CLASSIFICAÇÃO DO MATERIAL

Jogo pedagógico

OBJETIVO

Informação, sensibilização e prevenção

ao Tráfico de Pessoas.

INFORMAÇÕES E FORMAÇÕES

gritopelavida.blogspot.com

[email protected]

facebook.com/redegritopelavida

(Jogue a favor da Vida)

Apoio: FNS (Fundo Nacional de Solidariedade)