O Retrato das desigualdades de gênero e raça disponibiliza um panorama atual das desigualdades de gênero e de raça no Brasil, sob diferentes perspectivas dos campos da vida social, baseando-se em indicadores  da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD), com dados do IBGE coletados no período de 1995 a 2015.

O objetivo é apresentar informações sobre a situação de mulheres, homens, negros e brancos em nosso país.

São 12 blocos temáticos:

  1. População;
  2. Chefia de Família;
  3. Educação;
  4. Saúde;
  5. Previdência e Assistência Social;
  6. Mercado de trabalho;
  7. Trabalho Doméstico Remunerado;
  8. Habitação e Saneamento;
  9. Acesso a Bens Duráveis e Exclusão Digital;
  10. Pobreza, Distribuição e Desigualdade de Renda;
  11. Uso do Tempo;
  12. e Vitimização”.

Avanços e assimetrias relacioandas à desigualdade de gênero e raça no país são expostos por meio de estatísticas descritivas que retratam a situação do nosso povo.

O projeto

O projeto nasceu em 2004 e atualmente é resultado de uma parceria entre Ipea (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada), ONU Mulheres (Entidade das Nações Unidas para a Igualdade de Gênero e o Empoderamento das Mulheres) e SPM (Secretaria de Políticas para as Mulheres do Ministério da Justiça e Cidadania).

Acesse: http://www.ipea.gov.br/retrato/

Comunicóloga/RP, com MBA em Mídias Sociais e Gestão da Comunicação Digital. Mestranda em Transformação Digital. Atua com design e comunicação de causas, campanhas e projetos socioeducativos, sensibilização e inclusão digital. Certificada em Gestão de Projetos (Project DPro pela PM4NGOs), coidealizadora do Circuito Comunicação de Causas e do Movimento A Força das Mulheres no Terceiro Setor. Articuladora social engajada na defesa dos direitos humanos e empoderamento feminino.