Como criar um blog gratuito no WordPress #1

Feliz aquele que transfere o que sabe e aprende o que ensina.

Cora Coralina

Essa frase é chave para os posts que hoje têm início aqui na Conectidea. Sou muito grata a todos os tutoriais, fóruns, dicas em vídeos e todo o conteúdo explicativo que encontramos pela internet. Assino o material de vários sites que considero referência e gostaria de seguir o exemplo das pessoas que compartilham aquilo que sabem. Muitas vezes, coisas simples viram um verdadeiro pesadelo para quem está se atrevendo a fazer as coisas por conta própria. Então, atreva-se!

Para aquelas pessoas, organizações ou projetos que não têm muitos recursos financeiros para contratar agências de comunicação ou profissionais da área para dar uma mãozinha, a dica de criação de blog gratuito pode ajudar.  O wordpress foi a plataforma escolhida para o passo a passo da criação do blog, mas existem outras opções, como o blogspot (blogger).

Por que o WordPress? A resposta é simples: acho mais fácil de usar, você pode personalizar o seu domínio e é a plataforma que utilizo para os meus blogs. Então, vamos começar!

Você já sabe sobre o que quer escrever ou o que quer apresentar? Pense nisso, pois é fundamental que tenha em mente o tipo de conteúdo que quer compartilhar, ou seja, os temas que deseja abordar.

Passo 1: Acesse a página inicial do wordpress e clique em criar site.

inicial wordpress

Passo 2: Digite o endereço desejado para o seu blog. Pode ser seu nome ou algo que tenha a ver com o seu tema. O WordPress irá buscar e informar se o nome está disponível ou não. Se sim, aparecerá um sinal verde e você pode clicar em “Crie seu site e continue”. Se o nome já estiver sendo usado por outro blogueiro/a, aparecerá a mensagem “Este site já existe!”. Tente outro endereço até ser aceito.

endereço do blog

Passo 3: Pronto! Agora que já criou o nome do seu blog, o WordPress precisará de alguns dados. Verifique o nome escolhido, insira um e-mail válido (que você use), um nome de usuário e senha de acesso. Lembre-se de guardar esses dados.

detalhes

Passo 4: No próximo passo, o WordPress irá perguntar se deseja um domínio personalizado, isto é, um endereço de blog sem o complemento do nome da plataforma. Este serviço tem validade de 1 ano e custa $18 (dezoito dólares – anual). Ao invés do seu blog ficar com o nome “meubloggratuito.wordpress.com” (gratuito), ficará assim: “meubloggratuito.com”. Esta última opção é paga e você deverá inserir dados do cartão de crédito. Caso opte pelo domínio gratuito, clique na opção “Não, obrigado”.

domínio

Passo 5: A próxima página abrirá uma série de temas para você escolher. Veja o visual que mais lhe agrada e clique. Se depois você não gostar do tema, poderá trocar.

tema

Passo 6: Estamos criando um blog gratuito, então, escolha o plano gratuito na página seguinte.

plano gratuito

Passo 7: Confira seu e-mail e ative o blog. Logo aparecerá uma mensagem agradecendo pela inscrição.

inscrito no wordpress

Passo 8: Após ativar o blog no seu e-mail, clique em “Personalizar site”. Você irá conhecer a primeira parte da edição do seu blog. Ali vamos configurar o cabeçalho, cores e demais recursos conforme o tema que você escolher. A versão gratuita tem algumas restrições, mas atende bem!

editando

Daqui para frente acompanhe o passo a passo da Conectidea para configurar seu blog e fazer suas postagens. Separe as imagens que deseja inserir, a sua marca (se tiver), sua apresentação, texto de apresentação do blog, os marcadores que precisará. Os marcadores são uma lista de palavras que definem os temas do blog. Você poderá organizar o conteúdo de acordo com o assunto em foco.

Cuidado com o conteúdo alheio. Não vá pegar fotos ou textos dos outros sem autorização. Existem alguns sites que oferecem imagens gratuitas. Busque por imagens de domínio público ou com licença de uso gratuita. Outra opção é produzir suas próprias imagens. E se o texto não for seu, lembre-se de citar autoria, caso esteja liberado para tal.

No mais, LEIA! O WordPress é bem intuitivo e deixa tudo bem explicadinho. Basta ler e não sair clicando feito louca/o. Se não souber o que significa uma palavra, busque se informar, pesquise. Nada de preguiça. Agora você tem um blog para configurar e alimentar! No próximo passo vamos falar sobre o primeiro post.

Quer seu projeto ou sua história escrita?
Entre em contato para otimizar o seu conteúdo e a sua comunicação. Solicite Orçamento

Conectidea-conteudo-comunicacao


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *