Posts recentes

Conect – Manifesto pela Imunidade do Terceiro Setor

No dia 17 de agosto, aconteceu a Conect – Conferencia da Fundamig. O evento trouxe temas essenciais para o terceiro setor, gerando debates incríveis, destacando a força e importância do setor filantrópico, mobilização social, voluntariado, impacto dos cenários econômico e político, captação de recursos, entrega de prêmios de cidadania, sustentabilidade, dentre outros.

Como apoiadora do evento, a Conectidea esteve presente para prestigiar e a Federação.

Manifesto pela Imunidade do Terceiro Setor é lançado na CONECT – A Conferência da FUNDAMIG

Especialistas, autoridades e organizações do Terceiro Setor se reuniram para falar sobre os cenários, impactos e perspectivas para o futuro.

A FUNDAMIG – Federação Mineira de Fundações e Associações de Direito Privado, em parceria com a CEBRAF – Confederação Brasileira de Fundações – e com organizações apoiadoras e patrocinadoras, realizou, na última sexta-feira, 17, no campus Alphaville da Fundação Dom Cabral, a CONECT – A Conferência da FUNDAMIG, que teve como tema central os “Cenários para o futuro e seus impactos hoje para o Terceiro Setor”.

O evento contou com a presença de importantes autoridades mineiras e para o Terceiro Setor, como o Procurador Geral do Município – Dr. Tomáz De Aquino Resende; a Promotora de Justiça do Ministério Público de Minas Gerais – Dra. Valma Leite da Cunha; a presidente da CEBRAF – Dora Silvia Cunha Bueno; o presidente do FONIF – Custodio Pereira; o presidente do Conselho Curador da Fundação Dom Cabral – Prof. Mozart Pereira dos Santos; e do presidente da FUNDAMIG – Prof. Leonardo Coelho.

Na oportunidade, a Federação representativa do Terceiro Setor em Minas Gerais entregou o #Prêmio FUNDAMIG de Cidadania, que reconheceu quatro importantes organizações e personalidades que apoiam, investem e incentivam o Terceiro Setor: o Cao Terceiro Setor, na categoria Órgão Público; o fundador da MRV Engenharia, Rubens Menin, como Personalidade Empresarial; o Arcebispo Metropolitano da Arquidiocese de BHDom Walmor Oliveira de Azevedo, como Personalidade Social; e a TV Globo Minas, como exemplo de Mobilização Social.

Conteúdos ricos, sobre o cenário político-econômico brasileiro – compartilhado pelos renomados cientista-político Malco Camargos e pelo economista e ex-Ministro Paulo Paiva – e sobre a Sustentabilidade das Organizações e suas contrapartidas oferecidas à sociedade – apresentado pelo presidente do FONIFCustodio Pereira – foram alguns dos temas debatidos.

Os participantes também puderam conhecer produtos inovadores, como o #PROVE – Programa de Voluntariado Empresarial e Organizacional – que é uma metodologia de gestão de programas de Voluntariado personalizada para o Terceiro Setor – criada pelo presidente do Minas VoluntáriosRodrigo Starling; e o Seguro Mais Solidário, uma forma muito fácil e proveitosa de Captação de Recursos, pela qual instituições, pessoas e empresas transformam seus seguros em doações, sem custo – produto da Araújo Braz Corretora de Seguros, criado pelo Pedro Henrique Braz.

Um marco importante foi o ato público de assinatura da #CartadeMinasGerais em prol do #ManifestopelaImunidadeTributária do #terceirosetor (acesse em www.fundamig.org.br/manifesto), lançado no painel “Agenda Nacional” pela CEBRAF e federações filiadas. Considera-se que “esse é o momento histórico no qual as Federações devem se unir em torno de uma só meta: a consolidação da conquista constitucional, que defende a imunidade tributária como política e economicamente relevante, socialmente justa e juridicamente coerente” (Paulo Haus Martins – presidente da Funperj – Federação de Fundações e Associações do Rio de Janeiro).

O evento, que teve como anfitriã a maior escola de negócios da América Latina, a Fundação Dom Cabral, filiada à FUNDAMIG, foi uma excelente oportunidade de conexão entre organizações e pessoas, destacando a força e importância do Setor.

Mais sobre o evento: www.conect.org.br

Mais informações / contatos: imprensa@fundamig.org.br
31 3274-6522 (Tássia Ingrid Silva / Julia Caldas)

Dia Mundial dos Direitos humanos com a ONU Mulheres

Neste dia em que celebramos o Dia Mundial dos Direitos humanos, reforçamos que os direitos das mulheres são #direitoshumanos que precisam ser respeitados.
No dia 26/10/2017, tivemos a honra de compor a mesa do evento “Diálogo com a ONU Mulheres”, promovido pela Comissão Estadual da Mulher Advogada. Representando o projeto Diálogos pela Liberdade, parceria de anos na caminhada da Conectidea, nossa diretora de comunicação e articulação social foi recebida pela vice-presidente da OAB Minas, Helena Delamonica, na sede da seccional mineira da OAB.

 

A imagem pode conter: 6 pessoas, pessoas sorrindo, pessoas em pé

Foi uma excelente oportunidade para ouvir a representante da ONU Mulheres, Nadine Gasman, que trouxe dados atualizados sobre o feminicídio no Brasil, destacando que houve considerável aumento na taxa de assassinatos de mulheres, sendo as mulheres negras as mais vulneráveis. Os índices colocam o Brasil na posição de 5º país mais violento do mundo contra as mulheres. Gasman também evidenciou pesquisa que revela que 85% das mulheres têm medo de sair na rua por medo de violência sexual, ou seja, não se sentem seguras nos espaços públicos; e ressaltou a importância de se reconhecer os trabalhos desenvolvidos pelas organizações de mulheres, as mobilizações e os marcos internacionais, como a Convenção sobre a Eliminação de Todas as Formas de Discriminação contra a Mulher (CEDAW – sigla em inglês), que é o primeiro tratado internacional que dispõe amplamente sobre os direitos humanos das mulheres, com o propósito de promover a igualdade de gênero e reprimir todas as formas de discriminações contra as mulheres nos Estados-parte.

A imagem pode conter: 6 pessoas, área interna
Os pactos entre governos também buscam a erradicação da violência, o empoderamento das mulheres e a igualdade econômica, mas a caminhada é árdua para se alcançar um mundo mais justo, mais humano e igualitário. Como ação conjunta, mais de noventa países assumiram compromissos concretos para um Planeta 50-50, iniciativa global lançada pela ONU Mulheres em apoio à Agenda 2030.

Ideias são pedaços da sua felicidade

As ideias das pessoas surgem como parte de sua trajetória e criatividade. Precisam ser cuidadas, registradas, alimentadas para crescerem e ganharem vida própria, como pedacinhos de nós mesm@s, cheias de inspiração e motivação. Se uma ideia te cutuca, te provoca e sempre retorna ao pensamento para uma visita, não a deixe partir sem um abraço. Convide para um cafezinho adoçado com possibilidades de realização. Tente! 💡💗
#conectidea #sonhos #ideias #motivação#comunicação #transformaçãosocial

Conecte um Novo Olhar Oncológico


soraia_livro-34

Muito amor envolvido nesta #parceria! 💜

No dia 29 de agosto, participamos do pré-lançamento do livro “Um #Câncer, Uma Felicidade” e lançamento da Campanha “Um Novo Olhar Oncológico”, realizada no @GUAJA. Foi um momento para compartilhar a #força e a #esperança de Soraia Evangelista, que contou sua emocionante história de dor e amor durante as fases de descoberta e tratamento do câncer.
Com o lançamento do livro UM CÂNCER, UMA FELICIDADE, de Soraia Evangelista, inicia-se um projeto que visa levar um pouco de informações cotidianas aos pacientes em tratamento do câncer e a seus familiares. A intenção é debater dúvidas, sentimentos e medos que são comuns, mas mostrar que a forma de se relacionar com a doença e com as reações do tratamento são únicas e necessitam ser compreendidas entre as pessoas que cercam este paciente, tornando o assunto mais leve e facilitando a convivência. Mostrar ao paciente oncológico e pessoas envolvidas que cuidar do emocional é tão importante quanto cuidar do corpo; mostrar que se o assunto for tratado com leveza, pode facilitar a aceitação e ajuda no tratamento. É essencial despertar um novo olhar para o paciente oncológico.

Venha fazer a diferença!
COMO APOIAR?

– Comprar e doar livros para que sejam entregues em eventos do OUTUBRO ROSA, com divulgação do doador. – Fazer doações financeiras: qualquer valor doado é relevante e será utilizado para compra de exemplares a serem distribuídos. (31 9854-7242 – Soraia) – Comprar livros e doar você mesmo. O lucro obtido na venda de exemplares será revertido a novos exemplares para a doação.
AÇÕES DA CAMPANHA

1) Promover rodas de conversas e palestras para falar sobre a prevenção do câncer e a superação familiar, conscientizando da importância do tratamento emocional.

2) Distribuir exemplares do livro “Um câncer, Uma Felicidade” para que sejam redistribuídos em locais de apoio a pacientes com câncer de mama, nos movimentos do Outubro Rosa e Dia de Doar/2017, em BH, fazendo com que os assuntos possam ser inseridos com mais naturalidade nos núcleos familiares.

3) Disponibilizar pela cidade os livros patrocinados para doação, em intervenções do Outubro Rosa e locais de tratamento (com identificação da empresa doadora).

@umcancerumafelicidade #OutubroRosa

Mais informações:
https://www.facebook.com/umcancerumafelicidade/
#umcancerumafelicidade

BH sedia V Fórum Internacional: Voluntariado e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável – ODS, evento com a chancela ONU

No dia 28 de agosto, Belo Horizonte sediará o V Fórum Internacional do Voluntariado Transformador – Voluntariado e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável – ODS, evento com a chancela da Organização das Nações Unidas – ONUque irá discutir a relação entre voluntariado e os ODS (criados pela ONU), com o objetivo de tratar a prática de voluntariado de forma metodológica e impactante, para que possa contribuir, efetivamente, com uma sociedade mais justa. O evento terá a participação de importantes profissionais e gestores ligados às questões sociais.

Idealizado em 2010  pelo Centro Mineiro de Voluntariado Transformador – MINAS VOLUNTÁRIOS, o evento será realizado com a Federação Mineira de Fundações e Associações de Direito Privado – FUNDAMIG, instituição parceira desde 2015. O Fórum também fará uma homenagem aos 30 anos do Relatório Brundtland (Our Common Future, 1987) ,documento que conceituou o desenvolvimento sustentável como sendo o que “satisfaz as necessidades presentes, sem comprometer a capacidade das gerações futuras de suprir suas próprias necessidades”, questionando os padrões de consumo vigentes.

O evento é aberto para representantes de governos, empresas e sociedade civil, para que a discussão seja ampla e representativa e que possam ser pensadas as teorias e a práticas do voluntariado e sua importância para se alcançar as metas do Desenvolvimento Sustentável, da ONU. Para isso,  dois assuntos principais serão abordados: “Financiamento para Infraestruturas de Voluntariado – Práticas e desafio para a agenda 2030” e “Voluntariado, Juventude e ODS – Construindo o futuro que queremos”. Além disso, haverá a assinatura do Protocolo de Intenções: “VolunTurismo: Cultura, Lazer e Solidariedade” parceria dos organizadores com o Belo Horizonte Convention & Visitors Bureau – BHC&VB; criado para fomentar o turismo solidário na capital, por meio de ações de voluntariado.

Contando com o apoio e chancela de importantes parceiros, nacionais e internacionais, tais como: Organização das Nações Unidas – ONU; Impact 2030; Serviço Voluntário Internacional – SVI; Governos Locais pela Sustentabilidade – ICLEI; Child Fund Brasil ; Conselho Nacional da Juventude; Rede Nacional de Mobilização Social – COEP e Escoteiros do Brasil -, o evento está com as inscrições abertas pelo link: https://www.sympla.com.br/v-forum-internacional-do-voluntariado-e-os-ods__158527

Serviço

V Fórum Internacional – Voluntariado e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável – ODS 

Data: 28 de agosto de 2017

Horário: 8h30 às 18h00

Local: Auditório do IBS/FGV – Av. Prudente de Morais, 444, Cidade Jardim, BH-MG

Informações: Minas Voluntários: +55 (31) 9 9292-9805 (Whats) /minasvoluntarios@gmail.com

Inscrições: www.sympla.com.br/v-forum-internacional-do-voluntariado-e-os-ods__158527

Assessoria de imprensa: Fundamig: +55 (31) 3274-6522 / imprensa@fundamig.org.br

Release: Minas Voluntários

 

BH mobilizada com atitudes solidárias

É tempo de aquecer corações. Confira algumas campanhas de doação de agasalho 2017 e saiba onde doar. 😍👏

Campanha do Agasalho da AMMG

Período: 15 de maio a 31 de agosto
Local: Associação Médica Minas Gerais (AMMG). Avenida João Pinheiro, 161, Centro. Belo Horizonte/MG
No período de 15 de maio até o dia 31 de agosto, são esperadas doações de agasalhos, roupas, mantas e cobertores na sede da Associação Médica de Minas Gerais (AMMG). A iniciativa é da AMMG, Sociedade dos Acadêmicos de Medicina de Minas Gerais (Sammg) e Cruz Vermelha – Regional Minas Gerais, que será responsável pela destinação das doações.
Mais informações: (31) 3247 1615/1630/1639 ou www.ammg.orgbr.
————-

Campanha de Agasalhos do Projeto Banho de Amor

O projeto busca oferecer para pessoas em situação de moradores de rua condições básicas de higiene, bem-estar e saúde.

PONTOS DE COLETA:
ANCHIETA: Foco Coworking – Rua Francisco Deslandes, 971 sala 311;
CENTRO: Espaço Cuidar – Rua da Bahia, 1.148 salas 1401 e 1415 A/c: Carol Campos
CRUZEIRO – Cris Home – Av. Afonso Pena 4.346. A/c: Gabriela Araújo;
MANGABEIRAS: Master Turismo – Av. dos Bandeirantes, 1.299, loja 3. Bandeirantes Center;
SAVASSI- Geral Celeste Pub & Store – Rua Sergipe, 1.339;
SAVASSI – Zênithe Travelclub – Rua Sergipe, 1.167 / 13° andar;
SÃO PEDRO: Cosh – Rua Irmão Gonçalves Xavier, 58;
SERRA: Maison Ayala – Rua Professor Estevão Pinto, 723.
DOE ROUPAS LIMPAS E EM CONDIÇÕES DE USO! O projeto não tem logística para lavar, passar e/ou reparar as roupas recebidas. 🙂👍🏻🤝
———-

Campanha da Acolhida Solidária Dom Luciano Mendes de Almeida

Desde o início do mês de junho, esse serviço da Arquidiocese de Belo Horizonte tem recebido até 40 pessoas por dia em busca de comida, roupas, agasalhos, material de higiene pessoal e amparo. Para ajudar ao maior número possível de pessoas, a Acolhida Solidária realiza a campanha “Doe agasalhos e ajude os que mais precisam”.

DOAÇÕES: blusas e cobertores podem ser entregues na sede do Vicariato Episcopal para a Ação Social e Política-Rua Além Paraíba, 208, bairro Lagoinha, Belo Horizonte, ou na Mitra Arquidiocesana – Av. Brasil 2079, bairro Funcionários.
Mais informações: http://arquidiocesebh.org.br/…/ajude-acolhida-solidaria-do…/
——-

Campanha #CalorHumano realizada pelo Servas

O Servas reabre, pelo terceiro ano consecutivo, a campanha #CalorHumano. O objetivo é arrecadar agasalhos, calças, cobertores, calçados, meias e outros acessórios de inverno que serão destinados à doação. As peças arrecadadas vão ser entregues a instituições beneficentes localizadas no estado.

PONTOS DE COLETA CALOR HUMANO
Banco do Brasil Praça da Liberdade, 450
BH Shopping Rodovia BR-356, 3049 – Belvedere
Biblioteca Pública Praça da Liberdade, 21
Cidade Administrativa Prédios: Minas e Gerais
Companhia Atlética 3º andar do Diamond Mall
Cruzeiro Rua dos Timbiras, 2903 – Barro Preto
Diamond Mall Av. Olegario Maciel, 1600
Espaço UFMG Praça da Liberdade, 700
Feira Shop
Rua Rio de Janeiro, 882
Av. Cristóvão Colombo, 287
Rua Curitiba, 723
Forum Lafayete Av. Augusto de Lima, 1549
Laboratórios Geraldo Lustosa:
Rua Fernandes Tourinho, 529
Rua Bernardo Monteiro, 1370
Rua dos Tupis, 1625
Av. Professor Mário Werneck, 2.678 lj02 – Buritis
IEPHA Rua Aimorés, 1697
Links Av. Barão Homem de Melo 3280 – Estoril
Memorial vale Praca da Liberdade, 640
Museu dos Militares Rua Aimorés, 698
Newton Paiva Av. Silva Lobo, 1730
Palácio das artes Av. Afonso Pena, 1537
Patio Savassi Av. do Contorno, 6061
Precon Rua Albita, 131 – 1º andar
Rede Minas Av. Nossa Senhora do Carmo, 931
Tribunal de Justiça
Rua goiás, 253 (anexo 1)
Avenida Raja Gabaglia, 1753
Afonso Pena, 4001
Corregedoria: Rua Goiás, 253 (anexo 2)
UNA Rua Guajajaras, 175
UNI BH Av. Professor Mário Werneck, 1685 – Estori
União das Atléticas Av. Professor Mário Werneck, 1685 – Estoril
Verde Mar
Av. Mario Werneck, 1500
Av. Raja Gabaglia 3600
Av. Nossa Senhora do Carmo 1900 – Sion
Rua Vancouver 40 – Jardim Canadá
Rua Fernandes Tourinho, 471 – Savassi

Crie gifs animados gratuitamente – Dicas de recursos online

Os gifs ultrapassaram barreiras e ganharam espaço como ferramentas de comunicação e arte, dentro de diversos contextos.

Confira algumas dicas de sites para criar seus gifs gratuitamente, sem precisar instalar nada:

GIPHY

É possível criar gifs animados a partir de arquivos de vídeos e links de YouTube, combinar fotos e gifs por meio da opção “slide show”, adicionar títulos e textos animados, além de editar gifs.

Make A GIF

Fácil de usar e bem dinâmico. Você pode buscar por gifs para ilustrar seu texto e suas ideias ou, se quiser criar seu próprio gif, basta escolher a opção de “Create a gif”, adicionar as imagens, escolher a resolução e velocidade. Para criar gifs em HD, deve aderir à versão Premium.

Gickr

Converte vídeos do YouTube em imagens animadas, adiciona fotos do Flickr e gera gifs com muitas imagens. Pode selecionar o tamanho das imagens até 450px e também escolher a velocidade da animação. Mas lembre-se: as imagens do gif devem se conectar e ter uma ordem que faça sentido.

Gerador de Gifs

Interface simples. Basta enviar as imagens, selecionar  o tamanho (largura x altura) e duração do gif. Para adicionar mais imagens, adicione “mais frames”. Depois, é só clicar em gerar gifs!

IMgFlip

Para criar animações personalizadas a partir de seus próprios desenhos ou clipart, ou conectar quadros que você extraiu de um vídeo. Gifs animados de alta qualidade, com muitas opções de personalização e sem limite de número de imagens. Atualmente, o fabricante de gif suporta imagens PNG, JPEG e GIF. Por padrão, a qualidade é definida como 10 (pior) para que os GIFs sejam criados mais rapidamente. Você pode tentar mudá-lo para 1 (melhor), mas demorará um pouco mais para criar. Para gifs de maior qualidade, é preciso assinar Imgflip Pro! 😉

O que é curadoria de conteúdo?

A Curadoria de conteúdo é uma estratégia utilizada para replicar conteúdo relevante para os públicos de interesse. Este é um processo que envolve análise para filtrar e segmentar a divulgação por meio de canais digitais.

Algumas ferramentas podem ajudar no monitoramento de temas. Com o Pocket, por exemplo, você pode armazenar notícias, artigos e todo o conteúdo que precisar verificar para posterior publicação. Já o Google Alerts oferece a opção de cadastrar temas para seguir. Você receberá informações sobre os assuntos diretamente em seu e-mail.

A #curadoriadeconteúdo pode auxiliar na geração de leads e transformar os seus canais de relacionamento. É muito importante também citar as fontes e dar crédito aos autores originais!

#Pesquisa #edição #adequaçãodetexto #conteúdo #planejamento#informação

Conectidea cria roteiro para 2ª edição dos quadrinhos Garotas do Hotel, do Projeto Diálogos pela Liberdade

Em 2016, foi lançada a 2ª edição da revista em quadrinhos GAROTAS DO HOTEL, material informativo e de sensibilização que tem como tema e público as garotas de programa que atuam nos hotéis da Zona de prostituição da Guaicurus, localizada em Belo Horizonte.

O Projeto Diálogos pela Liberdade é uma iniciativa da Rede Oblata, que trabalha a problemática que afeta diretamente as mulheres que exercem a prostituição. O projeto visa conscientizar sobre o estigma sofrido pelas garotas de programa, trabalhalhando temas como desigualdade de gênero, empoderamento, cidadania, vulnerabilidade social e violações de direitos. A Conectidea atua no roteiro e direção criativa da revista, que já está indo para a 3ª edição. Após o sucesso da pimeira edição, o projeto optou por trocar de vez o formato formal de cartilha pelos quadrinhos, que se tornaram  instrumento criativo de aproximação e informação sobre saúde, direitos humanos e temas relacionados às mulheres.

A produção do roteiro tem como inspiração experiências e histórias das próprias mulheres atendidas pelo projeto, que têm acesso a rodas de conversa, atendimento psicológico, terapias holísticas, cursos de capacitação, orientação e encaminhamento social.

A 3ª edição, que será divulgada ainda no primeiro semestre de 2017, tocará em outros assuntos trazidos pelo grupo Filhas da Luta, formado por garotas de programa que debatem sobre seus direitos, sonhos, tristezas e perspectivas.

Acesse a revista no link abaixo:

//e.issuu.com/embed.html#19110193/43452988

Coordenação: @dialogospelaliberdade 

Roteiro e Direção Criativa: @conectidea 

Ilustração: @BlackInk.Cursos

IPEA divulga retrato das desigualdades de gênero e raça no Brasil

O Retrato das desigualdades de gênero e raça disponibiliza um panorama atual das desigualdades de gênero e de raça no Brasil, sob diferentes perspectivas dos campos da vida social, baseando-se em indicadores  da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD), com dados do IBGE coletados no período de 1995 a 2015.

O objetivo é apresentar informações sobre a situação de mulheres, homens, negros e brancos em nosso país.

São 12 blocos temáticos:

  1. População;
  2. Chefia de Família;
  3. Educação;
  4. Saúde;
  5. Previdência e Assistência Social;
  6. Mercado de trabalho;
  7. Trabalho Doméstico Remunerado;
  8. Habitação e Saneamento;
  9. Acesso a Bens Duráveis e Exclusão Digital;
  10. Pobreza, Distribuição e Desigualdade de Renda;
  11. Uso do Tempo;
  12. e Vitimização”.

Avanços e assimetrias relacioandas à desigualdade de gênero e raça no país são expostos por meio de estatísticas descritivas que retratam a situação do nosso povo.

O projeto

O projeto nasceu em 2004 e atualmente é resultado de uma parceria entre Ipea (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada), ONU Mulheres (Entidade das Nações Unidas para a Igualdade de Gênero e o Empoderamento das Mulheres) e SPM (Secretaria de Políticas para as Mulheres do Ministério da Justiça e Cidadania).

Acesse: http://www.ipea.gov.br/retrato/