“Somos responsáveis por aquilo que fazemos, o que não fazemos e o que impedimos de ser feito.” (Albert Camus)

Gerir a responsabilidade ou responsabilidade para gerir?  Olhar, ver e reparar em tudo que acontece no ambiente organizacional. Na função de gestor, o que significa ter uma atitude responsável?

Significa estar a par do processo operacional e das tomadas de decisões. Significa saber delimitar bem a sua função e trabalhar a sua responsabilidade em torno de cada etapa, contribuindo para que as outras funções também cumpram suas tarefas. Significa saber identificar as potencialidades e fraquezas, usando essas informações a favor. Ter uma atitude responsável envolve percepção e conexão, pois é preciso ter bem demarcado o seu papel, trazer à tona as suas habilidades, aplicá-las e comunicá-las de modo produtivo. Uma atitude responsável envolve uma gama de outros fatores, como a sintonia com o outro, conhecimento e atenção ao desenvolvimento do trabalho.

Assumir responsabilidades significa ter não somente o dever sobre específicas questões, mas também ter noção sobre o que é possível, com iniciativa para otimizar processos.

“Responsabilidade de quê? A responsabilidade de ter olhos quando os outros perderam.” (José Saramago)